Zé Neto prega respeito aos ambulantes da Micareta: ‘Eles fazem parte da tradição da festa’
Em coletiva de imprensa no Paço Maria Quitéria, o prefeito Colbert Martins (MDB) anunciou grandes nomes para a Micareta de Feira, que volta a acontecer após três anos. Estrelas como Bell Marques, Leo Santana e Xandy passarão pelo circuito. Mas, apesar das atrações de destaque, um outro acontecimento vem dando o que falar: a situação dos barraqueiros.
Neste novo formato da festa, diurno e com trecho extendido em cerca de 200 metros, os ambulantes da avenida precisarão ser realocados, sendo posicionados de maneira transversal, conforme anunciado pelo Secretário de Cultura, Jairo Filho. A medida desagradou a categoria, que protesta com veemência.
Ao Blog do Velame, o deputado federal Zé Neto (PT) reconheceu a importância de trazer cantores de destaque, mas ressaltou que a festa momesca vai muito além dos artistas. O petista se reunirá com os ambulantes, considerados como parte da tradição da Micareta.
“É bom que ele contrate atrações boas, mas a Micareta é um conjunto de ações e de diálogos, que devem ser feitos um ano antes, integrando essa festa para que todos possam participar. Inclusive estão reclamando e vou conversar com o pessoal das barracas. Eles fazem parte da tradição da festa. E esse é o momento da informalidade ganhar um dinheirinho”, frisou.
O parlamentar feirense apontou que o diálogo deveria ser o melhor caminho: “A Micareta não é só uma festa que tem que ser empurrada. Ela é um grande vetor cultural, econômico, de desenvolvimento social, e também é uma festa. Mas, ao contrário, eles empurram como se fosse só a festa. A Micareta é um conjunto de situações que precisam ser tratadas com muito carinho, com responsabilidade, com previsibilidade, e com muito diálogo com as partes que compõem esse movimento”, concluiu ao Blog.