VI Mostra Sesc de Cinema terá exibição de filmes no Centro Cultural Sesc Feira de Santana
Uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, a Mostra Sesc de Cinema acontecerá pela primeira vez em Feira de Santana, de 5 a 8 de dezembro, com produções que abordam a diversidade e narrativas ligadas às culturas locais. A 6ª edição do projeto na Bahia contará com a exibição de filmes no Centro Cultural Sesc Feira de Santana, em uma programação que também inclui debates, roda de conversa e realização de oficinas. Entre as produções que serão exibidas estão “Saberes Quilombolas”, “Contra Golpe”, “Pescadores em Rede: As mulheres de Gamboa de Baixo”, “Opá Ossain, O Mistério Mítico”, além do documentário “Alan”, selecionado para o Panorama Brasil. A entrada é gratuita. Clique aqui para se inscrever nas oficinas e conferir a programação completa.
A abertura, no dia 05, começará às 18h30, com a performance “Ritual, eu rainha – mulher negra”, com Rainha Vânia Oliveira. Logo em seguida terá a Mesa – Panorama Estadual, com a participação de Gabriela Barreto e Dayane Sena, e a exibição do filme “As Gravações e Turner na Bahia”, de Gabriela Barreto.
O documentário “Alan” será exibido no dia 08, às 16h30, e conta a história de Alan do Rap, um dos precursores do Hip Hop em Salvador, que para divulgar suas músicas invadia o palco de bandas famosas que se apresentavam na cidade como Racionais Mc’s, Planet Hemp e muitas outras. A jornada de Alan mostra as dificuldades e injustiças enfrentadas por jovens negros de periferia que tentam a vida na arte e acabam batendo de frente com um sistema racista, opressor e violento. Ao final da exibição, haverá um bate-papo com o diretor Daniel Lisboa. A cantora Camila Barreto se apresentará às 19h, no Café Teatro, encerrando a Mostra.
Nesta 6ª edição da Mostra Sesc de Cinema foram registradas 1.575 inscrições e selecionados 343 filmes nas etapas estaduais, regional e nacional, sendo 206 de cineastas homens e 137 cineastas mulheres. O circuito intitulado Panorama Nacional traz a produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal, além de dez filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude.