Vereador realiza encontro para discutir casos de violência doméstica nos distritos de Feira; delegada relata preocupação
Titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Feira de Santana, a delegada Maria Clécia Vasconcelos participou, a convite do vereador Silvio Dias (PT) de uma reunião com lideranças femininas.
A violência doméstica nos distritos da Princesa do Sertão foi o tema das discussões. De acordo com a titular da Deam, os números das ocorrências nas localidades são inferiores aos registrados nos bairros da zona urbana. O motivo seria a ausência de aparato para prestar a devida assistência.
“Isso está feio. Precisamos fazer alguma coisa. Há diversas mulheres adoecidas psicologicamente. Precisamos fazer alguma coisa. E já parabenizo essa iniciativa. Aqui vamos traçar estratégias. Vamos pensar uma DEAM itinerante? Percorrendo, a cada 15 dias, um distrito? Porque hoje é zero. O número de ocorrência das mulheres da zona rural é muito menor do que qualquer bairro. E não é porque não denunciam. É porque esses casos não se transformam em estatísticas”, observou Vasconcelos.
Entre as dificuldades citadas na reunião estão o contingente policial que não consegue atingir de maneira eficaz os distritos, até mesmo o transporte precário e a ausência de uma rede de apoio. Silvio Dias reforçou que esse é um problema que deve ser enfrentado de maneira coletiva.
“Ou é um problema que a gente envolve todos para chegar a uma solução ou não vamos conseguir resolver. Somente a Polícia não vai conseguir resolver. Estamos buscando o apoio das associações. Feira de Santana tem uma peculiaridade: as mulheres da zona rural são guerreiras, são fortes e representativas. São elas que encabeçam a maior parte das associações”, pontuou.
Presidente da Câmara de Vereadores, Eremita Mota (PSDB) disse já ter entrado em contato com o Secretário de Relações Institucionais do Estado, para que haja uma audiência com o governador: “Chamei Conceição Borges e sugeri a ela marcarmos um encontro com o governador, que está muito disposto a ajudar Feira de Santana. Já falei com Luiz Caetano e ele pediu que fosse feito um ofício”, disse a tucana.