Vereador Pedro Américo defende criação do SAMU Veterinário em Feira de Santana

Com um mandato marcado pela defesa da causa animal, o vereador Pedro Américo (Cidadania) realizou a indicação da criação do SAMU-VET, uma unidade móvel com equipe composta por médico veterinário e dois técnicos.
A medida, se adotada, ajudaria a cidade a enfrentar problemas relacionados a abandono e maus-tratos de animais, segundo o edil. São mais de 20 ações, relacionadas a este objetivo, que foram listadas pelo mandato, na indicação encaminhada ao prefeito José Ronaldo.
Serviço itinerante destinado a realizar atendimento gratuito nos bairros, o SAMU-VET teria foco em vacinação, primeiros socorros e distribuição de alimentos. “No caso do Samu-Vet, trata-se de um programa inovador, que pode ser um grande trunfo para o governo”, defende.
Chamando a atenção para a necessidade de Feira estruturar equipamentos e implantar políticas públicas, voltadas ao cuidado e manejo adequado da fauna urbana do Município, o parlamentar aponta alguns benefícios do atendimento móvel, a exemplo da redução da incidência de zoonoses (leishmaniose, esporotricose), facilidade de acesso a cuidados básicos sem necessidade de deslocamento a clínicas e cuidado a animais de rua ou pertencentes a famílias carentes.
Outra ideia neste mesmo campo, apresentada por Pedro Américo no documento, é a implantação do Projeto “Empresa Amiga dos Animais”, iniciativa pela qual o Município deve conceder incentivo fiscal para empresas que apoiem financeiramente a causa animal em Feira.