Vereador diz que Prefeitura de Feira recebe por ambulâncias do Samu que não funcionam
Dandara Barreto
e-mail: [email protected]
O vereador e pré-candidato à prefeitura de Feira de Santana, Roberto Tourinho (PSB), fez uma denúncia nas redes sociais sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município. De acordo com Tourinho, o Governo Federal destina uma verba para a manutenção de 10 viaturas, mas o SAMU só opera com 3 ou 4 no município.
Veja o vídeo:
Procurado pelo Blog do Velame, a direção do SAMU de Feira de Santana informou que recebe recurso das três esferas governamentais correspondente, teoricamente, a oito ambulâncias. Porém, esses veículos transitam diuturnamente em vários pontos da cidade, necessitando de manutenção preventiva e corretiva, para dar segurança a equipe e a população. A nota informa ainda que mesmo com as ambulâncias na oficina, os custos para o município permanecem e se ampliam, considerando os custos da manutenção. Neste momento em Feira de Santana tem cinco ambulâncias funcionando e três na oficina em conserto.
Um funcionário do SAMU que preferiu não se identificar informou que são 8 ambulâncias básicas e 2 avançadas. Segundo ele, das duas avançadas, com UTI móvel, apenas uma funciona. Ele disse também que o SAMU de Feira de Santana nunca funcionou com todas as ambulâncias. O Blog do Velame acessou o site do Governo Federal (clique aqui para acessar) e lá consta a existência de 10 ambulâncias e mais uma motolância.