Vereador critica cobertura da atenção básica em Feira e cobra ações do Governo Municipal

Durante discurso na Tribuna da Câmara Municipal, o vereador Ivamberg (PT) cobrou mais ações do Governo Municipal, ressaltando que a cobertura da atenção básica na cidade é de apenas 30%, recordando a competência pela prevenção de doenças como diabetes e hipertensão, entre outras.
O comentário de Ivamberg surgiu após alguns vereadores denunciarem a precarização da saúde por parte do Estado. Para o vereador, esse quadro é reflexo da baixa cobertura da atenção básica. “Parece que as pessoas se esquecem. Feira de Santana já enfrentou uma das piores taxas de atenção básica, mais baixa do que a atual”, afirmou.
O petista enfatizou que a saúde pública municipal precisa ser gerida por profissionais qualificados e valorizados, para que possam contribuir para a ampliação da cobertura da atenção básica.
Em aparte, o vereador e líder do governo na Câmara, José Carneiro (União Brasil), criticou a realização de concursos temporários (REDAs), lembrando que os aprovados em um concurso para a saúde do Estado, realizado em 2008, ainda não foram convocados. “O concurso só não caducou porque os aprovados entraram na justiça para garantir a convocação. Não podemos, vereador, usar os erros do Município para justificar os erros do Estado”, afirmou.
Ivamberg respondeu que também espera que os aprovados em 2008 sejam convocados, mas fez questão de lembrar que o ex-prefeito Colbert Martins Filho, mesmo sendo médico, não cuidou da saúde como deveria. “Durante a gestão passada, a população não teve acesso adequado aos serviços de saúde”, disse o vereador.