Vereador alerta sobre mudança de sexo dos peixes do Rio Jacuipe; xixi feminino seria a causa
Um pronunciamento do vereador Jurandir Carvalho (PL) chamou atenção na Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira, 22. Ele chamou atenção para a falta de preservação dos riachos do Feira X, 3 Riachos e o Riacho do Fato, que segundo ele, são os que mais poluem o Rio Jacuipe. “Eles levam para o Jacuipe mais de 300 ou 400 toneladas de lixo, além de esgoto a céu aberto, sem nenhuma fiscalização”, disse.
Mas foi uma informação sobre mudança de sexo dos peixes que chamou atenção de quem assistir a a sessão. O vereador afirmou que mulheres que tomam anticoncepcional e fazem xixi podem influenciar na vida do Rio Jacuipe. “Cerca de 70% desse xixi vai pro rio e isso muda a vida dos peixes. O peixe que era fêmea vira macho e acaba mudando a vida marinha”, disse.
Apesar de não explicar direito o fenômeno, a afirmação do vereador tem evidência cientifica. De acordo com um estudo dos anos 90,os resíduos de anticoncepcionais nas águas dos rios estão fazendo com que peixes macho adquiram características femininas. O tratamento do esgoto não remove o hormônio sintético feminino eliminado na urina das mulheres que tomam pílulas contraceptivas, e o resultado é esse. O United States Geological Survey (USGS) publicou uma nota dizendo que se essa tendência continuar, pode-se esperar nas futuras gerações um potencial de decréscimo nos números globais da população de peixes.
O vereador revelou ainda que vai protocolar no Ministério Público um requerimento pedindo que a Secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Públicos de Feira e o Inema possam fazer a limpeza dos riachos.