Veja quais são as propostas para educação e saúde dos candidatos a prefeito de Feira de Santana
A Justiça Eleitoral, por meio da plataforma DivulgaCandContas, disponibiliza os mais variados dados de candidatos a prefeito, vice e vereador, em todo o Brasil. Especificamente para os registros de candidaturas ao Executivo, é obrigatório, entre outras coisas, o envio do plano de governo com as propostas de cada postulante.
O Blog do Velame avaliou os três documentos enviados pelos candidatos a prefeito de Feira de Santana e separou algumas das principais propostas dos políticos.
SAÚDE
José Ronaldo propôs implantar atendimentos de urgência na atenção básica, um centro de especialidades médicas, um centro de assistência odontológica 24h e um centro de referência para anemia falciforme.
Algumas das propostas de Zé Neto para a saúde são a criação de duas novas UPAs 24h, construção de novas unidades básicas de saúde, reestruturar e fortalecer as equipes do SAMU, implementar serviços de telemedicina 24h e a instalação de um ambulatório especializado para comunidade LGBTQIAPN+.
Carlos Medeiros defendeu a informatização do sistema de saúde, avaliar tecnicamente a necessidade de construção do hospital geral municipal, zerar a fila para atendimento eletivo e buscar a excelência nos postos de saúde.
EDUCAÇÃO
O candidato do NOVO, prometeu dobrar a oferta de vagas em creches, a implantação de um voucher pago pelo município para dar acesso à educação básica em escolas particulares e a criação de um portal com aulas pela internet, para aumentar os assuntos extracurriculares oferecidos.
Já o candidato do PT, defendeu implantar gradualmente a educação em tempo integral em todo o município, ampliar as vagas em creches e construir diálogo permanente para a valorização dos professores da rede.
O candidato do União Brasil, propõe realizar concurso para suprir a rede municipal, implantação de laboratórios de ciências e reformas e ampliações em creches, pré-escolas e escolas da sede e zona rural.
PROPOSTAS IGUAIS
Ao avaliar as proposições, o Blog constatou que nos documentos do candidato Zé Ronaldo (UB) e Carlos Medeiros (NOVO) há uma proposta idêntica, com a mesma grafia. Trata-se de uma proposição na área cultural: “proteção e defesa da memória de nossa cidade, inclusive com a ampliação do Arquivo Público Municipal”.