V Mostra de Cinema acontece entre 5 e 9 de agosto em Feira de Santana
Chegando à sua quinta edição e já consolidado como um dos eventos mais esperados no calendário de festivais brasileiros, a Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste acontecerá em Feira de Santana, entre os dias 05 e 09 de agosto, no Centro Cultural Sesc Feira Centro (Praça Carlos Bahia), no coração da Princesinha do Sertão.
Idealizador do festival e um dos curadores da Mostra, o produtor Jessé Patrício destaca que "essa é uma oportunidade que os cinéfilos feirenses terão para, durante quase uma semana, descobrir e entrar em contato com o atual cinema nordestino, que não se encontra nas salas comerciais de cinema da cidade.
Com mais de 40 filmes – entre longas e curtas metragens –, a Mostra CCN contará, também, com oficinas e seminários voltados para o audiovisual e para o pensamento crítico. Durante o processo de curadoria, a Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste se debruçou sobre 320 produções inscritas. Destas, foram selecionadas 17 obras – cinco longas e doze curtas – para a mostra Competitiva Nordeste.
Já para a mostra Competitiva Baiana, dez curtas metragens produzidos no estado serão apresentados, demonstrando toda uma diversidade de filmes. O diretor-geral da Mostra, Jessé Patrício, destaca que “essa curadoria não foi um processo simples, diante da diversidade e qualidade das obras que chegaram até nós. Isso posto, só nos traz a certeza de que a produção contemporânea do cinema produzido no Nordeste passa por um momento de extrema efervescência criativa”, afirma o produtor.
Também constituirão a Mostra: oficinas de Vídeo Performance e Direção de Videoclipe, destinadas a alunos de escolas públicas da cidade; uma oficina de Crítica de Cinema, para o público geral acima dos 16 anos; uma consultoria de argumento de longa-metragem ou roteiro para curtas-metragens, ministrada pela cineasta Ceci Alves; e uma oficina para formar Consultores em Audiodescrição, direcionada ao público PCDs visual.
A Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste foi contemplada nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
A programação dos filmes poderá ser acessada no site mostraccn.art.br e pelo Instagram @mostraccnoficial.