Sem receber salário desde fevereiro, médicos relatam estresse emocional e suspendem atendimentos agendados em unidades de saúde de Feira
Na noite desta terça-feira (11), médicos que prestam serviço ao Município informaram, ao Blog do Velame, que suspenderão os atendimentos agendados nas Unidades de Saúde da Família de Feira de Santana.
Com os salários de fevereiro e março em aberto, o corpo médico das USFs sob gestão das empresas ASM e IMAPS manifestou o seu descontentamento, em carta aberta, no dia anterior. A versão foi destinada ao Ministério Público, CREMEB, SINDMED, Secretaria Municipal de Saúde e às empresas supracitadas.
Como não foi dada qualquer posição a respeito do grave problema e os vencimentos seguem sem o devido cumprimento, os atendimentos funcionarão apenas em casos de urgência e emergência.
“Como não recebemos os salários, nem tivemos nenhuma resposta ou previsão. A partir de amanhã vamos atender apenas casos de urgência e emergências nas unidades, como demanda, e cumprir carga horária na Secretaria Municipal de Saúde, com atividades de capacitações”, relatou um profissional, que prefere não se identificar, por possíveis represálias.
Na ocasião, o corpo médico reforça que a assistência à saúde dos usuários é prioridade, mas denuncia que “tamanho descaso gera grande estresse emocional e constrangimento, além de juros e prejuízos crescentes”, diz trecho do documento.
“Até quando isso vai permanecer assim? Não é a primeira vez. A comunidade precisa saber o que está acontecendo. Todos os profissionais, não só os médicos, estão desmotivados, porque não têm dinheiro para pagar os profissionais de saúde, mas têm para fazer Micareta”, denunciou um outro funcionário, que também prefere manter sigilo sobre a sua identidade.