Secretaria Municipal de Saúde altera link para atualização do cadastro SUS
Por Dandara Barreto
A prefeitura anunciou no início de agosto que todos os feirenses precisam fazer a atualização do cadastro do SUS até o dia 31 deste mês.
No site da prefeitura, contém a informação que o cadastro pode ser feito de forma presencial na unidade de saúde mais próxima da residência, através do agente comunitário de saúde ou acessando o formulário online no link: https://cadastro-sus-feira.paperform.co/#pag. No entanto, internautas observaram que ao clicar neste link, aparece a mensagem “Questionário foi finalizado”.
A chefe da Divisão da Atenção Básica de Saúde da SMS, Valdenice Queiroz, informou que de fato houve uma mudança. O novo link facilita o armazenamento de dados, levando direto ao site do Ministério da saúde.
Acesse o novo link: http://www.seadmdmi.feiradesantana.ba.gov.br/forms/registro/#/e-sus-feira
Para realizar esse serviço é necessário informar RG ou certidão de nascimento; CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum familiar. É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação.
A medida segue determinação do Ministério da Saúde e é um dos novos critérios de financiamento para assegurar o repasse de recursos federais ao município, garantindo acesso do usuário aos serviços públicos de saúde. As pessoas que atualizaram o cadastro no início deste ano não precisam fazê- lo novamente.
Toda a população deve ser cadastrada, até mesmo os que possuem plano de saúde. “Uma grande parte da população encontra-se sem cadastro, fora do serviço de saúde, e às vezes o usuário não sabe que a unidade presta tais serviços por ser cliente da rede privada de saúde. É preciso que todos realizem o cadastro, mesmo tendo plano de saúde, e colabore para melhorar o SUS”, afirma a chefe da Atenção Primária à Saúde, Valdenice Queiroz.
De acordo com ela, todas as pessoas usam o SUS quando necessitam de vacina, medicação, curativos, ambulâncias, entre outros serviços. “Por este motivo é extremamente importante que todos atualizem ou realizem esse cadastro no prazo adequado”, enfatizou.