Secretária de Saúde assume compromisso de avanços na regulação: ‘Nosso objetivo é acelerar cada vez mais as transferências’

No último fim de semana, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizou mais uma edição do mutirão de regulação, com o objetivo de acelerar a transferência de pacientes e resolver pendências de longa permanência.
A ação focou nas especialidades de oncologia, neurocirurgia e cirurgia vascular, contando com a colaboração de médicos reguladores, gestores estaduais e diretores de hospitais de referência. Entre 7h e 12h do sábado, 396 pacientes foram regulados, e a ação continuou ao longo do dia para garantir que mais pessoas recebessem atendimento com maior agilidade.
Desde o início de 2025, a Central Estadual de Regulação já resolveu mais de 42 mil casos, com solicitações vindas de unidades de saúde de todos os 417 municípios baianos. Durante esse período, 50% das demandas foram atendidas em até 24 horas e 88% em até 72 horas.
Os hospitais que mais receberam pacientes regulados incluem o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Santa Tereza, Hospital do Subúrbio e Hospital Estadual Costa das Baleias.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou os avanços alcançados e reafirmou o compromisso da Sesab com a melhoria contínua na regulação. “Nosso objetivo é acelerar cada vez mais as transferências, garantindo que os pacientes tenham acesso rápido ao atendimento necessário. Apesar dos desafios, temos avançado consideravelmente. Nos últimos dois anos, abrimos mais de 3 mil leitos e estamos fortalecendo a rede municipal de saúde, com a entrega de equipamentos e mais de 500 ambulâncias para a rede de urgência”, afirmou.