A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio do Fundo Municipal de Educação, firmou no último dia 26 de dezembro um contrato de R$ 24.863.816,00 com a empresa RMG Tecnologia Ltda. O objetivo é a aquisição de materiais destinados à implementação de um programa formativo focado no desenvolvimento de soft skills e hard skills nas escolas municipais. A contratação ocorreu por meio de adesão à Ata de Registro de Preço nº 004/2024. O contrato foi assinado pela secretária de educação Anaci Paim.
O contrato, assinado faltando apenas quatro dias do encerramento da gestão da secretária Anaci Paim, levanta debates sobre o timing e a relevância de investimentos de grande porte no momento de transição administrativa. A medida foi justificada como essencial para atender às necessidades da Secretaria Municipal de Educação, mas sua execução será supervisionada pela próxima gestão, do novo secretário Pablo Roberto.
O programa formativo a ser implementado aborda dois conceitos fundamentais no mercado de trabalho e na formação educacional moderna: soft skills e hard skills:
Soft Skills referem-se a habilidades comportamentais e socioemocionais, como comunicação, trabalho em equipe, liderança, inteligência emocional e resolução de conflitos. Essas competências são indispensáveis para uma convivência harmônica e um desempenho profissional eficaz, mas também têm ganhado destaque na educação básica como forma de preparar os estudantes para desafios da vida cotidiana e do mercado de trabalho.
Hard Skills, por outro lado, são habilidades técnicas e específicas, adquiridas por meio de treinamentos ou formações. São mensuráveis e ligadas a conhecimentos práticos, como dominar ferramentas tecnológicas, aprender um idioma ou operar máquinas.
Embora o investimento possa representar uma modernização no ensino, o valor expressivo e o curto período para sua discussão entre a classe de educadores têm gerado questionamentos. Além disso, é fundamental que a nova administração garanta a continuidade do projeto e a transparência na utilização dos recursos.
MAIS CONTRATAÇÕES SUSPEITAS
No dia 25 de dezembro foi publicado também no Diário Oficial um orçamento para contratação direta de uma empresa especializada no assessoramento do corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação no processo de melhoria continua de indicadores e da transmissão de informações para os sistemas do Governo Federal. Entretanto, esse tipo de assessoria já é fornecida gratuitamente pelo Ministério da Educação. O valor da contratação não foi divulgado, mas estima-se que ultrapasse a casa dos R$ 10 milhões.