Sanfona histórica: Polícia devolve instrumento dado por Luiz Gonzaga a músico de Feira há 49 anos
Depois de alguns dias de angústia, enfim o reencontro. Nesta segunda-feira (19), equipes da Delegacia de Furtos e Roubos de Feira de Santana devolveram a histórica oferta do ‘Rei do Baião’ ao sanfoneiro Baio do Acordeon.
“O sentimento é grande. Aqui é uma relíquia. Sem ela, eu não tenho força ‘pra’ nada na vida. Agora vou dormir bem, porque ‘tô’ com ela.”, relatou Baio.
A sanfona do morador de Feira de Santana foi encontrada na última sexta-feira (16). O instrumento histórico havia sido furtado na noite da última quarta (14), quando a banda ‘Os Bambas do Nordeste’ se apresentou no Arraiá do Comércio, na Praça Bernadino Bahia.
Desde então, uma verdadeira força-tarefa de solidariedade se formou para encontrar a sanfona ofertada por Luiz Gonzaga há 49 anos.
Imagens de câmeras de segurança da Secretaria de Prevenção à Violência captaram o momento que o instrumento foi furtado. De posse das imagens, as Polícias Civil e Militar realizaram a recuperação da sanfona.
Dois homens envolvidos no furto vão responder inquérito. O acordeon foi dado no ano de 1974, no Campo do Gado Velho, ao jovem sanfoneiro André Galdino, hoje conhecido como Baio do Acordeon.
Desde então, Baio se apresenta na banda ‘Os Bambas do Nordeste’ com a oferta histórica do ‘Rei do Baião’.