Reitor da UEFS espera valorização das universidades com o Governo Lula e relação construtiva com Jerônimo
Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro do Nascimento Silva esteve presente, nesta semana, na inauguração do viaduto da BR-116, que desafogará o trânsito no local, facilitando o acesso dos estudantes e docentes ao campus universitário.
Em conversa com o Blog do Velame, Evandro relatou os desafios enfrentados pelas universidades públicas nos últimos anos. Apesar da UEFS ser uma instituição estadual, ele explica a importância da parceria com o Governo Federal para a liberação de editais, ocasião em que revela ter esperança no governo petista que se inicia.
“A universidade é estadual, mas nós dependemos dos editais de órgãos como a Capes, o CNPq e a Finep que, no último governo federal, não teve as verbas para a abertura dos editais e financiamento de projetos, pesquisas da extensão universitária. Com o Governo Lula nós temos a certeza de várias políticas públicas, inclusive de que, na área de ciências e tecnologias, voltaremos a ter avanços que valorização as universidades públicas”, apontou.
De igual a modo, a expectativa é de uma boa relação com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que lecionou na Universidade, e fez questão de convidar Evandro para estar ao seu lado durante a inauguração do viaduto.
“Em relação ao Governo do Estado nós temos a expectativa de que, com o governador Jerônimo Rodrigues, que é professor de uma universidade estadual, no caso, a UEFS, de que nós tenhamos um processo de diálogo, de construção de parcerias que, certamente, serão mais efetivas. Tanto para que a Universidade se qualifique ainda mais nas suas atividades, também para que a Universidade contribua para as políticas públicas do Governo do Estado da Bahia”, concluiu ao Blog.