Orientada por uma pediatra, ela tentou se cadastrar no aplicativo do Sistema Único de Saúde para se credenciar a tomar a vacina. Por ser lactante de uma bebê de 9 meses, ela se enquadra nos novos grupos prioritários da vacinação, em Salvador. Entretanto, acabou surpreendida ao acessar o sistema.
Segundo a publicitária, consta no aplicativo do Sistema Único de Saúde uma aplicação de primeira dose do imunizante Coronavac no dia 17 de março, em Feira de Santana. Todavia, ela garante que está há mais de 1 ano sem visitar Feira de Santana, cidade onde os pais dela moram.
“Fui cadastrar o meu cartão do SUS para tomar a minha primeira dose como lactante de uma criança de 9 meses no município de Salvador e descobri que já tinha tomado a vacina em Feira de Santana. Porém não sou idosa, nem profissional de saúde (grupos que foram vacinados em março em Feira) e como está cadastrada a primeira dose com meu cartão e meu CPF no meu cartão de vacinação? Preciso me vacinar de verdade e não sei o que fazer. Preciso de ajuda. Fiquem atentos que fraudes como essa podem estar acontecendo”, escreveu na rede social.
A reportagem do Blog do Velame pesquisou o código do CNES, que consta no cartão SUS de Jessica e pelo endereço encontrado a vacina irregular foi aplicada na avenida João Durval Carneiro, na própria sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Procurada, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura informou que o possível caso de fraude foi encaminhado para Secretaria de Saúde para averiguação da veracidade. Um novo posicionamento deve ser dado à imprensa, nesta quinta-feira (27).
DIGISUS
Para saber se seus dados também foram utilizados indevidamente, baixe o aplicativo Meu digiSUS, e pesquise na opção de acompanhamento do histórico de vacinas já realizadas e as faltantes.