Projeto de Feira de Santana receberá apoio de Instituto Alemão para produção de Podcast
Um projeto de Podcast de Feira de Santana foi selecionado entre mais de 1000 ideias na América Latina para receber apoio do Goethe-Institut, que é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha. Idealizado por membros do projeto Dados Abertos de Feira, o Podcast “Cidades Abertas” receberá recursos e treinamento do Goethe-Institut para produção de 6 episódios sobre transparência. O instituto cultural alemão promove o projeto “Tramas Democráticas” onde reúne iniciativas e instituições da América do Sul e da Alemanha voltadas para o fortalecimento de práticas e valores democráticos.
O podcast terá a produção e apresentação da engenheira de software Ana Paula Gomes, do jornalista Rafael Velame e do pesquisador Guilherme Wanderley, todos voluntários do projeto Dados Abertos de Feira.
“Estamos super felizes de anunciar que, dentre mais de 1000 ideias, fomos selecionados no edital para produção de podcasts Tramas Democráticas. Em breve um podcast que fale sobre dados abertos a nível local”, disse Ana Paula, que é a fundadora do Dados Abertos de Feira, uma iniciativa de fomento à transparência, à abertura dos dados públicos e de incentivo ao controle social no município de Feira de Santana formado por iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária e sem fins lucrativos.
Para Velame, o apoio do instituto internacional é um marco. “Podemos lutar por mais transparência e pelo uso aberto dos dados no município com as ferramentas que temos. Infelizmente é necessário buscar apoio de fora para conseguir chegar mais longe, mas vamos continuar tentando que os poderes públicos locais reconheçam a importância dos dados e da transparência deles”, disse.