Prefeitura revela número de ciclistas atropelados em 2020 em Feira de Santana
O projeto Dados Abertos de Feira revelou, nesta quarta-feira (06), o resultado de mais um pedido de informação feito à Prefeitura de Feira de Santana. O questionamento foi relacionado aos acidentes com ciclistas na cidade. Segundo a publicação, de janeiro a novembro de 2020, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) registrou 31 ocorrências envolvendo acidentes com bicicletas no trânsito em Feira de Santana, sendo, pelo menos, 1 (uma) vítima fatal. Ou seja, pelo menos 2 ciclistas foram atropelados por mês em 2020 no município.
Desse total, 27 são ciclistas vítimas de atropelo provocado por outros veículos nas vias da cidade. Já o comparativo do número de ocorrências com outro modal do tipo duas rodas (motos), o percentual fica abaixo de 5% quando envolve diretamente motociclistas em 885 casos. O balanço parcial, até o mês de novembro, aponta 3.410 acidentes envolvendo todos os tipos de veículos, como carros, caminhonetes, caminhões, motos e motocicletas. O mês de dezembro, para todos os tipos de acidentes, encontra-se em fase de balanço pelo órgão municipal de trânsito.
No Brasil, a quantidade de atropelamentos de ciclistas cresceu 45%, passando de 1.064 óbitos em 2012 para 1.545 em 2018, conforme a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Quase 10 mil internações hospitalares foram registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2012, o que gerou R$ 115 milhões em gastos para tratar traumas ocasionados em colisões com motocicletas, automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos.