Prefeito Colbert Filho lamenta morte de Gal Costa
A cantora Gal Costa, uma das mais renomadas vozes da música popular brasileira, faleceu nesta quarta-feira, 9, aos 77 anos. O prefeito Colbert Martins Filho recebeu com pesar a notícia e expressa seu lamento pela perda de um dos maiores talentos do meio musical.
Gal Costa foi um dos grandes nomes que já passaram pelo palco do Natal Encantado, em Feira de Santana. Sua última grande apresentação pública na cidade foi em 2017, quando cantou para milhares de pessoas que lotaram a Praça Padre Ovídio.
SOBRE A ARTISTA
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 1945, em Salvador, e ganhou o mundo para se tornar uma das mais renomadas vozes da música popular brasileira, desde quando surgiu nos anos 1960. Ao lado dos amigos também baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé, estreou nos palcos no espetáculo “Nós, Por Exemplo…”, em 1964, na inauguração do Teatro Vila Velha, na capital baiana. Foi só o começo de uma carreira virtuosa.
O primeiro LP foi lançado em 1967, com o estreante Caetano Veloso, “Domingo”. Em 1968, momento marcante. Ela participou do disco Tropicália ou Panis et Circencis. Interpretou músicas que se transformaram clássicos, como “Mamãe Coragem”, “Parque Industrial” e ” Baby”.
Ao longo de décadas, a cantora gravou discos de sucesso, como “Vapor barato” e “Índia”, e se consolidou como uma referência no meio musical pela capacidade harmônica da sua voz, inconfundível.