Por falta de insumos, algumas unidades de saúde suspendem realização de exames preventivos às mulheres
A situação da saúde municipal foi motivo de bronca por parte do vereador de oposição, Professor Ivamberg (PT), na Câmara. Segundo ele, diversas UBS (Unidade Básica de Saúde) têm suspendido a realização do exame papanicolau, o preventivo, por falta de lamínulas e espectros, insumos necessários para o exame.
Uma das unidades que suspendeu, temporariamente, a realização do procedimento foi a UBS do bairro Aviário. O oposicionista lamentou a situação, cobrando providências por parte do Município.
“Precisa ser normalizado. O papanicolau permite o diagnóstico de infecções, doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de câncer genital. Nós percebemos que o Município não trabalha com a prevenção”, advertiu.
Como o nome “preventivo” sugere, o exame pode detectar lesões de forma precoce e permite o diagnóstico nas fases iniciais de diversas doenças. “Isto nos deixa bastante triste, principalmente porque sabemos que a Secretaria de Saúde é a pasta com maior orçamento da cidade e vem apresentando essas ocorrências negativas permanentemente”, concluiu Ivamberg.
NOTA DA PREFEITURA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que não há falta de insumos e outros materiais necessários para a realização de atendimentos e exames preventivos para o público feminino. O abastecimento é feito regularmente, e, caso haja necessidade, um reabastecimento extra é realizado prontamente.
De janeiro até esta terça-feira (21), a SMS realizou 5.372 procedimentos para o exame citopatológico, essencial para o rastreamento do câncer do colo do útero.
Para ser atendido, é necessário agendar o exame nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros, através da Central Municipal de Regulação.