Pioneira no combate à violência contra a mulher em Feira, delegada se aposenta depois de 30 anos: ‘Missão cumprida’
Nos últimos anos, com certeza você ouviu falar neste nome: Dorean dos Reis Soares. Feirense, mãe, avó, delegada da Polícia Civil, especialista em Direito Penal e Ciências Criminais, professora e palestrante.
Na década de 90 foi uma das primeiras titulares de uma delegacia com atendimento especializado à mulher em Feira de Santana, quando a nomenclatura ainda era Delegacia de Proteção à Mulher, atualmente Deam.
Depois de três décadas de uma trajetória de sucesso na Polícia Civil, no último sábado (13), a aposentadoria de Dorean foi publicada no Diário Oficial. “Delegada com muito orgulho. Depois desses 30 anos, eu senti que a minha missão estava cumprida e, eu precisava sonhar novos sonhos. Hoje sou a profissional que sou, reconhecida na minha cidade, na sociedade baiana pelos serviços prestados, porque tive muita sorte na vida de ter encontrado profissionais, investigadores e escrivães da polícia como meu norte”, disse.
Dorean Soares além de comandar a primeira delegacia da Mulher em Feira, passou pelas delegacias do Adolescente Infrator, Homicídios e 2ª Delegacia. Também atuou nas cidades de Serra Preta e Santa Bárbara “Uma história de luta, de garra, acertos, de erros. Fizemos grandes operações, alguns crimes não desvendados que são frustrantes, mas quando eu vejo a soma de tudo, posso me considerar uma pessoa feliz”, pontuou a feirense.
APOSENTADORIA
Dorean ainda poderia continuar na Polícia Civil caso quisesse, contudo optou pela saída da corporação. “Sempre tive o desejo de sair da polícia bem e não precisar gastar toda minha aposentadoria na compra de remédios. Então, o momento foi esse, onde eu ‘tô’ fisicamente bem, graças a Deus, mentalmente super bem. Agora é hora de desbravar novos caminhos e de recomeçar. Meu livro da Polícia Civil, coloquei um ponto final, mas o meu livro da vida continua em aberto”, finalizou a delegada aposentada.