Outubro Rosa: psicóloga lança livro escrito durante tratamento do câncer de mama
Ao longo do tratamento oncológico, iniciado em 2016, a escrita foi uma das maneiras que a psicóloga Fanny Araujo encontrou para cuidar de si. As situações e experiências que vivenciou nessa trajetória a inspiraram a transformar seus escritos em um projeto literário. “Afeitofeijão”, primeiro livro de Fanny, será lançado no dia 25 de outubro.
“Pensei em escrever sobre temas como diagnóstico, mastectomia, sobre a relação com os profissionais de saúde, mas tudo da minha maneira, com uma escrita poética. Busquei trazer esses temas com suavidade, leveza, para além da doença. Neste livro, não quis falar de câncer, quis falar de vida!”, explica a autora.
Há quatro anos, Fanny descobriu o câncer após perceber algumas mudanças na mama. Ainda em tratamento, ela acredita que a experiência a ensinou a ser cuidada. “Receber um diagnóstico e, mesmo assim, não adoecer é reflexo do quanto tenho aprendido a receber amor e a me oferecer cuidado. Eu, que me disponibilizo para escutar as pessoas, tive que ampliar este espaço para mim e me permitir ser acolhida. Além disso, aprendi a viver no presente e a me colocar como minha prioridade”, afirma.
O lançamento de “Afeitofeijão” conta com o apoio do Grupo Baiano de Oncologia e do Grupo Baiano de Mastologia, que está promovendo essa e outras ações durante o Outubro Rosa, a exemplo da Exposição Virtual “Nós vivemos o câncer”, que traz fotografias e relatos de pacientes com câncer de mama. O livro está em pré-venda desde o dia 21 de outubro, no site da Editora Gris (editoragris.com).