Onda de calor em Feira de Santana afeta população, mas aquece comércio com venda de eletrodomésticos
Sufoco para uns. Lucro para outros. Com os marcadores registrando altas temperaturas desde o início da semana na Princesa do Sertão, os feirenses tem se virado como podem para driblar a onda de calor que atinge a cidade.
Nesta quarta (25) e quinta-feira (26), por exemplo, a temperatura tem girado entre 35°C e 38°C, com sensação térmica que ultrapassa os 40°C. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o índice UV é oito, nível considerado muito alto.
Quem tem faturado com o período são as lojas de eletrodomésticos. Como esperado, os itens mais procurados nesse período têm sido os ventiladores, ar-condicionados e umidificadores de ambiente. O Blog do Velame visitou alguns empreendimentos, para acompanhar essa busca.
“Com o calor que está fazendo em Feira de Santana, a procura de produtos e serviços de ar-condicionado cresceu bastante, e tende a crescer ainda mais essa busca. Para a gente que trabalha com esse produto, sempre aumenta. O ar-condicionado de potência pequena para quartos, entre 9 e 12 mil BTUs é o que mais sai. Em volta de R$ 2650 já instalado”, explicou Jarisson, funcionário da empresa Tempo Frio.
Em outra loja de Feira de Santana, o item campeão de vendas tem sido o ventilador, com um aumento de de 90% na comercialização, conforma relata Wevillyn, vendedora da Cerqueira Móveis.
“Nós trabalhamos com ar-condicionado e ventilador, mas o que está mais saindo é ventilador. Como o calor está demais, as pessoas estão procurando bastante. Tivemos um aumento de cerca de 90%. O ventilador temos a partir de R$ 134,90”, contou ao Blog.