Nova secretária de Saúde explica como pretende enfrentar a fila da regulação e assegura Policlínica para Feira
A fila da regulação foi um dos principais temas debatidos durante a campanha eleitoral e que é motivo de drama diário para milhares baianos que dependem de uma vaga nas unidades de saúde do Estado. Agora, com a eleição de Jerônimo Rodrigues (PT), ações já são planejadas para combater o problema.
Em entrevista à imprensa, a nova secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, adiantou que já há uma conversa com os municípios e um conjunto de iniciativas a serem executadas: “A gente tem falado do desafio da regulação. Estamos trabalhando em um conjunto de ações de fortalecimento da atenção básica e de regionalização junto aos municípios para que a gente facilite o acesso da população aos primeiros serviços de saúde. Isso evita que a gente leve o paciente para alta complexidade, o que trava a regulação. Com tudo isso, a gente visa diminuir o tempo de espera e reduzir o tempo de permanência dos pacientes nas unidades”, disse.
Feira de Santana também ganhou destaque durante o pronunciamento de Roberta Santana. A secretária prometeu grandes empreendimentos em todo o estado, entre os quais mais uma Policlínica na região da Princesa do Sertão.
“Nós temos vários desafios à frente da Sáude. Temos o fortalecimento da atenção básica junto aos municípios, a redefinição de protocolos para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, além de grandes empreendimentos que vamos fazer dentro do programa de governo, como mais uma Policlínica na região de Feira de Santana”, concluiu a gestora.