Na China, Governador e Secretário participam de reunião sobre investimentos da Ponte Salvador-Itaparica: ‘Teremos boas novidades’
O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ao lado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida (PSB), estiveram reunidos em Pequim para tratar de investimentos na tão sonhada Ponte Salvador-Itaparica.
O encontro aconteceu em Pequim, na sede da CCCC – China Communications Construction Company, uma das acionistas da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, e marcou o avanço nas negociações para a viabilização do projeto.
Foram discutidos aspectos técnicos e financeiros do projeto, acompanhados de executivos chineses. Com a pandemia e a guerra da Ucrânia houve uma elevação no preço dos materiais de construção e nos custos de financiamento, o que foi discutido no encontro.
“Aqui, foi a continuidade do que venho fazendo desde a transição e depois que assumi o governo. Já fomos por diversas vezes ao encontro da CCCC em São Paulo e em Brasília, fazendo esse alinhamento da situação que é uma realidade e que ninguém controla, mas que temos de superar. Eles argumentam que, com a pandemia e a inflação, vai ser preciso reequilibrar os preços e a captação de recursos para o financiamento da Ponte”, explicou Jerônimo.
Na semana passada, por exemplo, o Banco do Nordeste já liberou o montante de R$ 3 bilhões para financiar parte do projeto. Além desse valor, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e um banco Chinês também estão em negociação avançada para participar do financiamento da obra.
“Foi uma reunião produtiva, tratamos do aspecto técnico e financeiro. Foi mais uma etapa e podemos acenar na expectativa de que, nos próximos meses, teremos boas novidades fruto dessas reuniões aqui na China”, afirmou Jerônimo.