Missas da Quarta de Cinzas, em Feira, marcam o início da Quaresma para os católicos

Após o feriado do Carnaval, a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, dia 5 de fevereiro, marca o início oficial da Quaresma, período em que os cristãos são chamados a viver, de forma mais profunda, 40 dias de um itinerário de conversão.
Em Feira de Santana, o Arcebispo Metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro, preside a Celebração Eucarística das 19h, na Catedral de Senhora Sant’Ana, concelebrada por outros padres e diáconos.
Um dos ápices da liturgia é o rito de imposição das cinzas, recordando aos fiéis sobre a brevidade da vida, e a necessidade do arrependimento. O sacerdote impõe as cinzas dizendo: “Tu és pó e ao pó hás de retornar” ou ainda “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
A missa marca também o lançamento da Campanha da Fraternidade 2025, uma proposta da Igreja no Brasil para tornar concreta a conversão pessoal também na vida da sociedade. Este ano, o tema é: “Fraternidade e Ecologia Integral”.
Outras celebrações acontecem nas diversas paróquias da cidade. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Caseb, a missa acontece em três horários: 7h, 12h e 19h30. Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, por sua vez, a missa será às 19h30.