Meningite meningocócica pode levar à morte em 24 horas, alerta infectologista
Quando não tratada, a meningite, inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, pode levar o infectado à morte em questão de dias. As crianças são as mais afetadas com essa doença, causada por vírus e bactérias.
Conforme a infectologista referência da Secretaria Municipal de Saúde, Melissa Falcão, o tipo mais preocupante é a meningocócica, originada pela bactéria meningococos. Pois, caso não seja diagnosticada em tempo hábil, a pessoa infectada tem grandes chances de evoluir para óbito entre 24 e 48 horas. “Se a criança tem febre, dor de cabeça forte e vômito, deve ser levada imediatamente a uma unidade de saúde. Não só para investigar meningite, mas para pensar nas outras doenças de diagnóstico diferencial”, alertou a médica.
Vírus como HPV, dengue, herpes e outras viroses que circulam também podem influenciar no surgimento da meningite. Para a especialista, a vacina é a única forma de se proteger contra todos os tipos da doença. “A meningite por meningococo e a meningite por Haemophilus influenzae são as duas maiores preocupações a nível de saúde pública porque se adquire passando de uma pessoa para outra, mas a vacina que está disponível na rede básica previne”, destacou.
Em Feira de Santana, o imunizante Meningo C segue disponível em todas as unidades de saúde para pessoas entre 1 e 19 anos de idade, além de trabalhadores da saúde com até 55 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar os documentos de identidade, cartão SUS e a caderneta de vacinação.