Matagal toma conta das unidades de saúde do George Américo e da Pampalona; pacientes denunciam
Pacientes que precisam buscar o serviço municipal de saúde em Feira de Santana tem se deparado com um verdadeiro drama. Além da ausência de insumos básicos em algumas unidades, há ainda as condições precárias de funcionamento.
Em denúncia enviada ao Blog do Velame, uma morada do bairro George Américo precisou de atendimento na unidade de saúde da localidade e se assustou com a situação do espaço, invadido pelo matagal.
Nas fotos enviadas é possível perceber a vegetação tomando conta da unidade. Para completar a situação, os médicos estão restringindo o atendimento, recebendo apenas em casos de urgências, em função do atraso no pagamento dos salários. Com sintomas de virose, a paciente relata que precisou ser atendida por uma enfermeira.
A mesma situação é presenciada na unidade do bairro Pampalona. Por lá, o mato também já toma conta do terreno, com vegetação que chega até a altura das janelas, indicando sinais não recentes de descuido.
O Blog do Velame procurou a Secretaria de Saúde do Município, que enviou a seguinte nota:
A Unidade de Saúde da Família George Américo 1 e 2 está funcionando normalmente de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Somente neste mês, 730 procedimentos e 260 atendimentos foram realizados para a população.
Em abril, foram feitos 1.877 procedimentos e 533 atendimentos. Os procedimentos mais procurados são aferição de pressão arterial, curativo e entrega de medicação.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a capinação e limpeza da área externa da unidade é feita periodicamente e o próximo serviço será realizado nesta semana conforme cronograma.