Mais um prédio histórico é demolido na avenida Senhor dos Passos, em Feira de Santana

A demolição do prédio histórico que, nos últimos anos, abrigou o Colégio Intelecto, na avenida Senhor dos Passos, em Feira de Santana, foi recebida com preocupação pela Câmara Municipal de Feira de Santana.
O edifício, descrito pelo vereador Sílvio Dias (PT) como um exemplo de “arquitetura eclética, que mistura elementos de diferentes estilos e períodos históricos”, foi alvo de críticas durante a sessão da Câmara na última quarta-feira (19).
Para o edil, a ação, realizada na segunda-feira (17), representa mais um ataque à arquitetura histórica da cidade. O vereador questionou a falta de ação das autoridades responsáveis pela preservação do patrimônio municipal.
“Onde está o Poder Público para proteger essas construções?”, questionou Silvio Dias. Segundo ele, a destruição do prédio, que tinha valor histórico para Feira de Santana, é uma grande perda para a memória coletiva dos feirenses e pode afetar o futuro da cidade.
“Um lugar sem história e sem lembranças não sabe para onde quer ir”, destacou, enfatizando que, embora seja a favor do progresso e das transformações urbanas, é fundamental que a modernização não ocorra à custa da destruição do passado.
“Ao menos, o mínimo deveria ser preservado”, afirmou. O vereador também mencionou que a avenida Senhor dos Passos, antes repleta de imponentes casarões, hoje conta com poucos vestígios desses edifícios, muitos dos quais foram substituídos por estacionamentos.