Deputada Ivana Bastos assume comando definitivo da Alba e se torna a primeira presidente em 190 anos

A deputada Ivana Bastos (PSD) se tornou oficialmente a primeira presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, em 190 anos de existência do Parlamento estadual. A posse em caráter definitivo no cargo, que ocupava de forma interina, ocorreu nesta semana.
Após a assinatura do livro de posse – que contou com a aquiescência do plenário – a presidente agradeceu aos apoios e fez um emocionado pronunciamento, que foi efusivamente aplaudido pelos parlamentares.
Em seu discurso, a parlamentar reafirmou o compromisso assumido com os demais deputados de compartilhar as decisões da sua Presidência, de fortalecer as comissões técnicas e de modernizar a Casa.
O caráter definitivo, consagrado no plenário, aconteceu após embasamento jurídico da Procuradoria, havendo concordância quanto ao fim da interinidade após decisão exarada na Reclamação Constitucional. A ação, julgada procedente pelo ministro Gilmar Mendes, teve a liminar referendada de forma unânime determinando o afastamento do deputado Adolfo Menezes da Presidência.
Com a posse, serão abertos os trabalhos para eleger a Vice-Presidência, que deve ocorrer na próxima terça-feira em eleição secreta. A proporcionalidade que rege a composição das comissões técnicas e da Mesa Diretora confere ao Partido dos Trabalhadores o direito a indicar um nome para ocupar o posto, já estando definido pela legenda a candidatura da deputada Fátima Nunes.
Em seu discurso de agradecimento, a deputada Ivana Bastos disse que será a presidente de todo o conjunto dos 63 deputados estaduais, esclarecendo que o fato de assinar o termo de posse diante de todos os colegas que a apoiaram “para dividir essa posse, esse mandato, com cada um de vocês, com cada deputado e com cada deputada desta Casa”.