“Incêndios em residências cresceram consideravelmente em Feira”, alerta comandante do 2º GBM
Feira de Santana registrou um aumento significativo de incêndios no primeiro mês de 2023. Nos 31 dias de janeiro, o 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Feira de Santana, atendeu 85 ocorrências, uma média de três incidentes por dia.
Em entrevista ao Blog do Velame, o Major Luciano Alves, comandante do 2º GBM, destacou os principais causadores de incêndios. “A causa principal do número de ocorrências são os equipamentos energizados. Hoje nós temos diversos equipamentos, que precisam estar carregando constantemente, temos a prática de deixar a noite toda carregando e alguns equipamentos não são para ficar de uso contínuo na tomada. Existe também as extensões que terminam superaquecendo e gerando o início de incêndios.”
Um grande causador de queimadas em Feira de Santana, é a prática de atear fogo em lixo ou folhas secas próximo a locais onde há vegetação. O ato é considerado crime ambiental. De acordo com o major, a população pode adotar medidas visando a prevenção desses incidentes.
“Muito cuidado quando for tocar fogo em folhas ou quando for limpar um terreno, para você não perder o controle. Evite utilizar mais de um equipamento na mesma tomada, cuidado com a utilização de extensões que são utilizadas em televisão, geladeira, micro-ondas, pois pode superaquecer a fiação. Outra dica importante que nós podemos adotar é fazer uma rede com dimensionamento adequado, muitas vezes visando a economia a população coloca o fio mais fino, que não comporta a carga que é utilizada pelos equipamentos eletroeletrônicos”, aconselha.