Hospital Clériston Andrade, em Feira, se torna referência nacional em neurocirurgia, com quase mil procedimentos realizados
Localizado em Feira de Santana, o Hospital Clériston Andrade (HGCA) tem se destacado nacionalmente pelo crescimento no número de cirurgias neurológicas. Somente em um ano foram quase mil procedimentos realizados.
Sob a coordenação do neurocirurgião Márcio Brandão, o Serviço de Neurocirurgia do hospital alcançou a marca de 968 procedimentos, representando um aumento de 58% em comparação ao ano anterior.
Dentre as quase mil intervenções realizadas, 321 foram para tratar neurotraumas, 202 para tumores cerebrais, 184 para questões na coluna vertebral, 164 para hidrodinâmica, 81 para casos neurovasculares e 17 para tratamento da dor.
“Estamos comprometidos em resolver casos mais complexos e oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes. Em 2023, dentre as inúmeras cirurgias, uma teve um destaque nacional que foi a cirurgia para a retirada de um tumor cerebral em uma jovem feirense. O procedimento ocorreu com a paciente acordada, uma cirurgia inovadora e com um resultado totalmente positivo”, destacou o médico.
Além do aumento no número de cirurgias, o HGCA expandiu seu atendimento ambulatorial, realizando 3.481 consultas neurológicas em 2023. A instituição inovou ao organizar os Ambulatórios de Neurocirurgia por subespecialidades, possibilitando uma abordagem mais específica ao tratamento das diversas condições.