Hipertensão é a comorbidade mais comum entre os pacientes com Covid-19 em Feira
Desde o início da pandemia da Covid-19, as autoridades médicas têm alertado para os riscos de evolução para um quadro mais grave da doença que pessoas com comorbidades correm.
De acordo com a direção do Hospital de Campanha de Feira de Santana, a hipertensão arterial é a comorbidade mais comum entre os feirenses. Hipertensos são 53% dos pacientes atendidos, em seguida vem a diabetes, com 50%, e a nefropatia, com 46%.
Outras comorbidades muito comuns são obesidade, hepatopatia, insuficiência cardíaca, pneumopatia, sequela de acidente vascular cerebral, tabagismo, etilismo e até doença de Chagas.
Ainda segundo a direção do Hospital de Campanha, 69% dos pacientes são idosos (60 anos ou mais) e todos os óbitos estão relacionados com uma ou mais comorbidades. Uma mulher de 40 anos foi a paciente mais jovem que morreu, era hipertensa e foi admitida em choque circulatório grave, além de outras complicações. A paciente mais velha que morreu também foi uma mulher, com 89, hipertensa, cardiopata avançada e nefropata.