Governo do Estado anuncia construção de mais 24 CAPS, ampliando assistência à saúde mental
Priorizando a assistência à saúde mental, o Governo do Estado anunciou que ampliará o número de serviços que prestam assistência especializada, com a constelação de mais 24 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e unidades de acolhimento.
As unidades começarão a ser construídas em 2024 e são especializadas no tratamento e reinserção social de pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes, composto por uma equipe multiprofissional.
Os novos equipamentos serão construídos dentro do Programa de Fortalecimento do SUS no Estado da Bahia – PROSUS II, que está sendo tocado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Bahia conta, no momento, conta com 327 Caps. A secretária de saúde, Roberta Santana, destacou a importância das entregas à população.
“Todo esse investimento faz parte de uma estratégia de podermos ampliar ainda mais o acesso do cidadão à assistência à saúde. Dentro da perspectiva de ampliação da rede, estamos preocupados também com as questões de saúde mental”, assegurou.