Gestantes devem redobrar cuidados contra a dengue, alerta obstetra
Com a alta nos casos de dengue em todo o estado, alguns grupos em específicos devem redobrar os cuidados. É o caso das gestantes, que são suscetíveis a desenvolver forma grave da doença.
Para conscientizar as mulheres grávidas em Feira de Santana, sobre os perigos da dengue, uma especialista em obstetrícia explica as melhores formas de se prevenir: acompanhamento de pré-natal, instalação de telas em janelas e portas, uso de roupas compridas e aplicação regular de repelente.
A médica Andréa Alencar ressalta que as gestantes com dengue podem apresentar febre alta que, rapidamente, leva à desidratação. Durante os primeiros três meses de gestação, pode ocorrer ameaça de aborto, enquanto nos estágios finais, casos graves da doença podem resultar em hipertensão gestacional e descolamento prematuro da placenta.
“É crucial que as unidades básicas de saúde encaminhem as pacientes com suspeita de dengue para unidades de alto risco. As complicações da dengue em mulheres grávidas podem aumentar significativamente o risco de morte em comparação com a população em geral”, explicou.
Segundo Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, os profissionais do Hospital da Mulher passaram por capacitação para lidar com possíveis casos. Estamos alertas quanto aos riscos da dengue e implementando ações de prevenção em nossas unidades de saúde, administradas pela Fundação Hospitalar. Isso inclui a capacitação de nossos profissionais para identificar e orientar sobre a doença”, concluiu Lucas.