Feira recebe 78 mil doses da vacina contra a gripe no primeiro dia de campanha
A campanha de vacinação contra a gripe influenza foi iniciada nesta segunda-feira (11), em Feira de Santana. Na ocasião, 357 feirenses compareceram às unidades de saúde para garantir a proteção contra o vírus.
O imunizante está disponível apenas para grupos prioritários. O município recebeu pouco mais de 78 mil doses, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia.
“Nesta fase inicial, os grupos prioritários devem procurar logo as unidades para ser imunizado. As pessoas mais vulneráveis, como crianças de seis meses a menores de seis anos, ou que podem estar mais expostas ao vírus por conta da rotina, como trabalhadores da saúde, professores e caminhoneiros não devem deixar o reforço para depois”, explicou.
A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, nas 104 salas de vacina localizadas entre a sede e a zona rural. Para receber a dose, o interessado deve apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação.
São considerados grupos prioritários as crianças de seis meses a menores de seis anos, crianças indígenas, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência permanente.
Além disso, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de qualquer idade, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), pessoas em situação de rua, profissionais das forças armadas e das forças de segurança.