Feira de Santana sedia etapa seletiva para o encontro estudantil da rede estadual
Nesta terça-feira (20), Feira de Santana se tornou sede da Etapa Macroterritorial do Encontro Estudantil 2024, um dos eventos mais aguardados do ano, que destaca projetos desenvolvidos por estudantes em diversas áreas do conhecimento, incluindo mostras científicas e atividades artísticas e esportivas.
Durante todo o dia, alunos dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Irecê, Sisal, Sertão do São Fancisco, Piemonte do Paraguaçu, Piemonte da Diamantina, Portal do Sertão, Itaparica e Piemonte Norte do Itapicuru apresentaram os projetos a serem avaliados. Os selecionados serão anunciados em 22 de novembro e os finalistas participarão da Etapa Estadual, em Salvador, entre 17 e 19 de dezembro.
No primeiro dia do encontro, os participantes assistiram a uma palestra sobre o protagonismo estudantil na Educação Násica e Técnica, com os professores Willams Silva Andrade e Pachiele Cabral. A educadora ressaltou a importância do evento ao proporcionar o protagonismo estudantil como construtor do saber, permitindo que suas ideias saiam do papel visando construir soluções para os problemas identificados.
“É a culminância de todo o trabalho realizado em sala de aula, agora, exposto para a rede, onde essas trocas de experiências são compartilhadas. Aqui, vemos nosso trabalho sendo apreciado e divulgado, o que nos mostra que vale a pena ver o aluno ser autor de sua própria história”, avaliou Pachiele.
As estudantes do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, do município de Santa Bárbara, Juliana dos Santos, Caroline Ferreira e Letícia Amorim, trouxeram uma proposta da utilização da palma para a produção de ração animal.
“No semiárido baiano, no período da estiagem, os criadores não têm como alimentar os animais. Como temos muitas plantações de palma, desenvolvemos este projeto para oferecer como alternativa”, explica entusiasmada e com a expectativa de ser selecionada para participar da Etapa Estadual, em Salvador.
O segundo e último dia do encontro, na quarta-feira (21), contará com uma palestra com o tema “Inovação tecnológica, propriedade intelectual e o mundo do trabalho nas escolas”.
Além disso, o evento abrirá um espaço de diálogo com três temáticas centrais: Arborização em vias públicas com árvores nativas da Caatinga, Chatbot tecnológico para apoiar microempreendedores e Avaliação da eficácia de armadilhas no controle de pragas na cultura do maracujá. A atividade será encerrada com a apresentação de um grupo percussivo, celebrando o espírito de confraternização entre os participantes.