Feira de Santana registra aumento de 26% nos casos de dengue, em comparação com janeiro do ano passado
O primeiro mês do ano começou o sinal de alerta ligado para os casos de dengue em Feira de Santana. Somente em janeiro de 2024 foram registrados 53 casos da doença.
Até o momento não foi registrado nenhum óbito, mas sete casos são monitorados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O aumento é de 26% em relação ao mês de janeiro do ano passado, quando foram contabilizados 42 casos da doença.
Apesar do aumento, os casos de alarme sofreram uma redução de 41,6%, pois nesse período de 2023 foram listados 12 casos com sinais de alarme e um óbito.
“Os agentes estão nas ruas permanentemente, estamos buscando os focos e com o fumacê na rua, bombas costais. Estamos fazendo o máximo esforço, inclusive, estamos avaliando a possibilidade de reforçar o quadro dos agentes de endemias porque neste momento as dificuldades podem ser ainda maiores”, disse Colbert Martins.
Entre os locais com mais notificações na zona urbana estão os bairros Mangabeira (5), Papagaio (5) e Centro (4). Nos distritos, apenas Humildes registrou casos, foram cinco diagnósticos positivos.
A SMS aconselha a procurar unidades de saúde pessoas com febre e, ao menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, a exemplo de dor de cabeça, no corpo ou nas articulações, são consideradas suspeitas da doença.