Febre Oropouche: feirenses que apresentam febre ou dores após viagem devem procurar unidades de saúde
Com o fim dos festejos juninos, nesta segunda-feira (24), os feirenses já começam a retornar para a Princesa do Sertão e, muitos deles, trazendo na bagagem diversos sintomas.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que, em caso de febre, enjoo, diarreia, dor de cabeça ou no corpo, a população deve procurar as unidades de saúde para avaliação, diante da circulação da Febre Oropouche e a confirmação da primeira morte pela doença na Bahia.
Conforme a secretária de saúde, Cristiane Campos, o objetivo é intervir de maneira rápida a fim de evitar complicações que podem ser causadas por esse agravo.
“Aqui em Feira tivemos a confirmação de um caso que foi leve. O paciente sentiu os primeiros sintomas em um dia, no outro já procurou nosso ambulatório e no terceiro dia ele estava recuperado. Mas a doença pode se apresentar de uma forma diferente em outras pessoas e, por isso, estamos alertando à comunidade. Não é a fim de apavorar, mas prevenir”, ressaltou, completando em seguida.
“É uma doença com sintomas muito similares à dengue e que pode passar despercebida por essa razão. Pelo fato de ser transmitida por um mosquito, já estamos articulando estratégias que podem combater esses dois problemas”, concluiu.