Falta de seringa no mercado prejudica vacinação da BCG em Feira
A aplicação da vacina BCG, indicada para todas as crianças no primeiro mês de vida, está impossibilitada de ser feita em Feira de Santana devido ao estoque reduzido e a dificuldade em adquirir seringas no mercado. A aplicação desta vacina requer seringa especial, com agulhas mais finas e uma dosagem menor de 0,05ml.
O setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é abastecido pelo Núcleo Regional de Saúde Centro Leste, que aguarda uma nova remessa do Governo Federal – que enfrenta dificuldade em encontrar fornecedores.
Na manhã desta terça-feira (14), o Núcleo Regional de Saúde Centro Leste encaminhou um quantitativo de seringas para o Hospital Municipal Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, para manter normalizado o fluxo de imunização, porém, a quantidade é insuficiente para atender a demanda dos postos de saúde.
Neste momento, apenas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Baraúnas, Cassa, Caseb I e II, Serraria Brasil e Subaé têm uma pequena quantidade de seringa disponível.
Os pais que ainda não vacinaram os bebês podem se dirigir a qualquer uma destas unidades para realizar a aplicação.
A aplicação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h, obedecendo escala diária, para evitar desperdício de doses.
Confira abaixo o esquema dos locais com aplicação da BCG:
Segunda-feira: UBSs Cassa
Terça-feira: UBSs Serraria Brasil, Caseb I e II;
Quarta-feira: UBSs Cassa, Baraúnas e Subaé;
Quinta-feira: UBSs Serraria Brasil e Caseb I e II.