Ex-governadores João Durval e Paulo Souto recebem Comenda Dois de Julho das mãos de Jerônimo Rodrigues
Em um aceno democrático, que supera as históricas divergências ideológicas, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) condecorou os ex-governadores Paulo Souto e João Durval Carneiro com a “Comenda 2 de Julho – Libertadores da Bahia”.
A indicação foi publicada no Diário Oficial na última quarta-feira (28) e a solenidade de entrega das honrarias aconteceu neste sábado (1). Também foram contemplados a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o senador Otto Alencar (PSD) e os ex-governadores César Borges e Jaques Wagner.
A cerimônia é parte das das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia e ocorre desde 2010, premiando lideranças e instituições que tiveram destaque na promoção das liberdades públicas.
O ex-deputado federal Sérgio Carneiro relatou ao Blog do Velame a emoção do seu pai, um dos principais líderes políticos do estado, em receber a tradicional honraria.
“Estamos todos felizes e orgulhosos. Ele foi aplaudido de pé pela plateia. O encontro foi totalmente informal. O Governador o cobriu de reverências e gentilezas. Encontro de democratas que prestaram seus serviços à Bahia, cada um na sua época e com as circunstâncias, instrumentos e contextos dos seus respectivos tempos”, descreveu.
João Durval Carneiro é natural de Feira de Santana e tem 94 anos. Foi vereador, prefeito, deputado federal, senador e governador, deixando o nome cravado na política brasileira.