Estudante da Uefs é convidada para participar da pesquisa que desenvolve vacina para câncer no Chile
A estudante de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Lorena Barboza de Sousa, foi convidada para participar das pesquisas científicas que desenvolvem uma vacina contra o câncer no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade do Chile. O convite partiu do ex-ministro da saúde do Chile, o imunologista Flávio Salazar.
Aluna do 4º ano de medicina, Lorena se destacou por ter artigos na área de oncologia publicados em revistas de estudos científicos. “Tudo começou com minha atuação no congresso brasileiro de cancerologia, tive 5 artigos aprovados para publicação na revista brasileira de cancerologia, dois deles relatando a conduta de casos extremamente raros. Um dos casos é o segundo descrito na literatura, com isso apresentei um projeto de estudo e pesquisa científica para empresa oncológica Brasil, o Dr. Eduardo Wervenck vice presidente da sociedade brasileira de oncologia e diretor da oncológica viu extrema relevância no minha pesquisa científica e decidiu apoiar me tornando bolsista da empresa. Então fui ao Chile conhecer o hospital que é o único hospital público que tem pet-ct no Chile, exclusivo do sistema público de saúde, lá fui selecionada para participar do programa de pesquisa científica da vacina do câncer do Dr. Flávio Salazar para fazer uma residência prática em imunologia e trabalhar na vacina do câncer que sua equipe está desenvolvendo” contou Lorena.
Lorena é a primeira estudante da UEFS a ser convidada para esse programa e depende de ajuda financeira de aproximadamente R$ 8 mil para conseguir pagar passagens, hospedagem e alimentação. Ela já solicitou uma bolsa de pesquisa para a UEFS, mas ainda não obteve resposta. Enquanto isso, a estudante está organizando uma rifa do Ipad que usa para estudar para arrecadar fundos para as despesas da viagem que deve durar 45 dias. Interessados em ajudar podem entrar em contato com Instagram @medcomrdah ou e-mail [email protected]