Embasa afirma que extravasamento de Esgoto na região da Fraga Maia foi “ação de vândalos”
Em uma divulgação feita no site oficial da Prefeitura de Feira de Santana, o Governo Municipal informou que notificou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) por crime ambiental após o rompimento, no último sábado (17), de uma estação de tratamento de efluente, situada na rua do Canal do Feira V, nas proximidades do Condomínio Santana Tower, na Fraga Maia.
Segundo Marcelo Grassi, diretor do Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a estação de tratamento, responsável pelo manejo dos efluentes do Condomínio Santana Tower, rompeu, lançando esgoto não tratado pela rua e contaminando o corpo hídrico mais próximo, um canal onde passa o rio Pojuca.
Na tarde desta segunda (19), a Embasa distribuiu um comunicado informando que o fato ocorreu a partir da ação de vândalos.
“O extravasamento de esgoto ocorrido na Estação de Tratamento do Condomínio Santana Tower, no bairro Mangabeira, foi causado pela ação de vândalos, que furtaram diversos equipamentos e impediram o funcionamento da operação no sábado (17). Uma equipe técnica foi enviada assim que a Embasa tomou conhecimento e iniciou as ações para reduzir o impacto do vandalismo.
Além de registrar a ocorrência na polícia, para apuração e responsabilização dos culpados, a Embasa já adquiriu os equipamentos e materiais específicos necessários para colocar a unidade novamente em funcionamento. No momento, o retorno da operação da estação depende da recuperação do quadro de energia, de responsabilidade da concessionária Coelba Neoenergia”, explicou a Embasa.