Em parceria com a UEFS, Hospital da Criança de Feira de Santana realiza Projeto de Palhaçoterapia voltado ao cuidado dos pacientes
O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), vem realizando o projeto de extensão “Plantão do Sorriso: Uma Experiência de Humanização das Práticas de Saúde por Meio da Palhaçoterapia Hospitalar”. A iniciativa, que visa proporcionar alegria e bem-estar aos pacientes internados, oferecendo assim um cuidado integral, teve sua primeira edição em julho e vem sendo realizada semanalmente desde então, com planejamento de duração de dois anos.
“A internação hospitalar para crianças e gestantes pode causar medo e ansiedade, afastando-as de suas atividades normais, como brincadeiras e escola no caso das crianças, e o convívio familiar em ambos os casos, por exemplo. O Hospital Estadual da Criança (HEC) sempre buscou mitigar essas situações com atividades de humanização, brinquedos, brincadeiras e leituras. Agora, com o novo Projeto de Extensão de Palhaçoterapia Hospitalar, em parceria com a UEFS, o HEC visa oferecer mais um recurso terapêutico benéfico para o cuidado humanizado”, afirma Paula Ribeiro, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HEC.
A Palhaçoterapia utiliza a figura do palhaço para oferecer momentos de descontração e alívio emocional aos pacientes. Conduzido por uma equipe de voluntários composta por estudantes da UEFS e profissionais de saúde do HEC, o projeto busca criar um ambiente mais humanizado e acolhedor, promovendo o riso como uma ferramenta terapêutica eficaz na aceleração da recuperação dos pequenos pacientes.
“A recepção do projeto foi positiva tanto para os pacientes quanto para os profissionais do hospital, que reconhecem os benefícios do riso no processo de recuperação. A ação reflete o compromisso do HEC em desenvolver iniciativas que melhorem a qualidade de vida das crianças e gestantes atendidas, e a expectativa é que o ‘Plantão do Sorriso’ traga um impacto positivo na melhora das crianças atendidas pelo hospital, proporcionando um ambiente mais alegre e acolhedor”, ressaltou Paula.
Segundo o edital do projeto publicado em Diário Oficial, o “Plantão do Sorriso” tem como objetivo promover a saúde dos pacientes, expandindo o foco para além do tratamento da doença e buscando o bem-estar integral. Além disso, visa ressignificar a imagem do ambiente hospitalar, tornando-o mais humanizado. A atividade também contribui para a formação humanizada dos discentes, onde o paciente é visto não apenas pela doença, mas como um indivíduo digno de cuidados integrais.
“A importância de um projeto como este é ainda mais evidente no contexto do Setembro Amarelo, um mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental. O ‘Plantão do Sorriso’ reforça o compromisso do HEC com a saúde psicológica de seus pacientes, proporcionando momentos de alegria que podem aliviar a ansiedade e o estresse, fatores que impactam diretamente o bem-estar emocional. Em um período onde a atenção à saúde mental é intensificada, iniciativas como esta se mostram essenciais para o cuidado integral do paciente”, finaliza a coordenadora.