Em audiência pública sobre esportes com cavalos, deputado promete maior cavalgada da história da Bahia, em Feira de Santana
Feira tem segunda maior tropa de cavalos do Brasil, diz professor-doutor da Universidade Federal da Bahia. A informação é do professor-doutor Domingos Cachineiro Rodrigues, médico-veterinário, docente da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia e coordenador do Centro de Desenvolvimento da Pecuária desta instituição: “Poucos sabem, mas Feira de Santana tem a segunda maior tropa de cavalos do Brasil”. Ele foi um dos convidados da Câmara da Audiência Pública.
Outros números expressivos foram apresentados na Audiência Pública. O presidente da Associação dos Organizadores de Cavalgadas, Missas de Vaqueiro e Festejos Equestres de Feira de Santana, mais conhecido como Mário do Gás, disse que algumas dessas promoções realizadas neste Município ultrapassam a marca de mil animais. Esses eventos também movimentam a economia familiar, uma vez que, de acordo com observadores, dezenas de pontos comerciais para venda de comida típica e bebidas diversas são montadas no local de encerramento do percurso.
O vereador Jurandy Carvalho (PL), que é organizador de uma grande cavalgada no distrito João Durval (antigo Ipuaçu), acredita que a Audiência Pública é “a largada para que possamos todos nos unir mais e lutar por incentivos junto ao poder público. “A cavalgada, podemos afirmar, é a maior festa popular dos nossos distritos e uma das principais opções de lazer”, diz ele. O seu colega Luiz da Feira (Avante) apelou ao Governo Municipal por “mais sensibilidade”, quanto a “um acontecimento tão tradicional na nossa cultura”. O vereador Petrônio Lima (Republicanos) também se fez presente.