Domingo de Ramos marca abertura da Semana Santa em Feira de Santana

Neste domingo, 13 de abril, Domingo de Ramos, a comunidade católica deu início à Semana Santa em Feira de Santana com uma programação especial que começou logo nas primeiras horas da manhã. A celebração teve início às 6h15, com a bênção dos ramos no Colégio Padre Ovídio, seguida por uma procissão em direção à Catedral Metropolitana de Sant’Ana.
A tradicional Celebração de Ramos foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro, e concelebrada pelo pároco Pe. Paulo Tarso e o vigário da Catedral, Pe. Julivaldo Ferreira. Fiéis participaram da procissão levando seus ramos, símbolo da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, marcando assim o início das celebrações da Semana Santa.
Durante a homilia, Dom Zanoni destacou a importância deste tempo litúrgico para a Igreja no Brasil:
“Hoje, nós estamos em comunhão com Jesus, em comunhão com o Corpus Christi, em comunhão com a Igreja. Esse momento tão forte, tão significativo para a Igreja do Brasil, há mais de 60 anos, nós partilhamos, nós, de forma generosa, fazemos com que tantas iniciativas, tantas obras, a serviço dos pobres, tenham sustentabilidade.”
Além da celebração em Feira de Santana, em todo o Brasil também foi realizada neste domingo a coleta nacional da Campanha da Fraternidade 2025. A campanha é promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem como objetivo mobilizar os fiéis em torno de temas sociais e ações solidárias.
A programação da Semana Santa em Feira de Santana segue ao longo da semana, com diversas celebrações litúrgicas que culminam no Domingo de Páscoa, celebrando a ressurreição de Cristo.

Foto: Pascom Arquidiocese