Dia de Finados contará com missas nos principais cemitérios de Feira; expectativa é de movimento intenso neste feriado
O dia 2 de novembro, data em que se celebra o Dia de Finados, costuma ser de movimento intenso nos cemitérios e igrejas de Feira de Santana. A saudade dos entes queridos se materializa através de momentos de orações e preces, renovando, para aqueles que creem, a esperança no descanso eterno.
Quatro cemitérios da cidade contarão com missas, de acordo com a programação da Arquidiocese de Feira de Santana. No Cemitério Piedade, as celebrações acontecem às 8h, 10h e 16h. Já no Jardim Celestial, os fiéis poderão participar às 8h30, 10h, 14h30 e 16h.
No Cemitério Jardim das Flores, os ritos se concentram na parte da manhã, às 8h30 e 10h30. Quem for até o São João Batista poderá participar das missas às 7h, 9h, 11h ou 16h. Já no São Jorge, as celebrações acontecerão às 7h, 10h e 16h.
Para aqueles que preferirem participar da liturgia nas igrejas, as principais paróquias da Arquidiocese contarão com missas, a exemplo da Senhor dos Passos, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Santo Antônio e Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana.
Entre os gestos que marcam a data estão as velas e as flores, dois itens muito procurados. Segundo a tradição, o gesto de acender velas recorda à luz de Cristo, simbolizando que, aqueles morrem, não estão nas trevas, mas iluminados por esta Luz. Já o ato de levar flores significa que, assim como elas desabrocharam, as vidas semeadas aqui na terra, produziram seus frutos e agora também desabrocharam para a vida eterna no Céu.