Deputados aprovam projeto que proíbe pistolas de água em festas de rua na Bahia, a exemplo da Micareta
As pistolas de água, comumente utilizadas no Carnaval de Salvador e na Micareta de Feira, estarão proibidas de entrar na avenida, no que depender dos deputados estaduais. Um projeto, aprovado na quarta-feira (24), proíbe o uso do acessório.
O projeto é de autoria da deputada Olívia Santana (PCdoB) e segue para a sanção do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A iniciativa visa coibir excessos praticados por foliões durante festejos de rua.
No Carnaval, uma mulher chegou a ser encurralada e agredida por integrantes do bloco “As Muquiranas”. Na folia momesca da Princesa do Sertão, o bloco “Lá Vem Elas” também passou pelo Circuito Maneca Ferreira disparando jatos de água, de forma aleatória, em mulheres, o que dividiu opiniões.
A parlamentar ressaltou que o PL é a forma da Assembleia Legislativa da Bahia contribuir com a paz nas festas de rua: “A retirada desse artefato do carnaval e das festas de rua vai ser muito importante para a gente garantir o conforto e a segurança das mulheres, durante as festas. As mulheres têm o direito de ir e vir, garantindo a sua integridade física e psicológica. Sem bullying e sem violência contra a mulher”, destacou Olívia.