Denúncias de violência doméstica aumentaram 53% no mês de outubro em Feira de Santana
Por Dandara Barreto
O Centro Integrado de Comunicação (Cicom), da Polícia Militar (PM), registrou neste mês de outubro, um aumento de 53% no número de ligações para fazer denúncias sobre violência Doméstica.
De acordo com a soldado Jamile, uma das responsáveis pelos atendimentos, o CICOM recebe em média 17 ligações por dia com denúncias desta natureza e neste mês de outubro, o número mais que dobrou.
O aumento já havia sido notado desde o início da pandemia. Ainda de acordo com dados do Centro Integrado, de março até outubro, período em que vivemos uma pandemia, o aumento foi de 17%. De janeiro até o dia 16 de outubro, foram 4.165 ocorrências.
Na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), de janeiro a julho deste ano, o número de ocorrências passou dos 1.500. A maior parte delas são referentes à ameaças (722). Em seguida, são as agressões morais (495) e lesões corporais (360). Dos 614 inquéritos instaurados, apenas 391 foram remetidos à justiça.
De acordo com a delegada titular da DEAM, Edileuza Suely, isso acontece por causa do pouco efetivo na delegacia. Segundo ela, a produtividade caiu bastante durante a pandemia, já que 22 servidores foram afastados por pertencerem aos grupos de riscos. Edileuza pontua que a DEAM chega a concluir 1.300 inquéritos por ano, no entanto, este ano, o número deverá cair para a metade.