Dado divulgado pela secretaria de Saúde do Estado “é irresponsável”, afirma Colbert
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, repudiou a notícia que foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde no site oficial do Governo do Estado, de que Feira de Santana tem um dos piores índices de cobertura vacinal da Bahia. “É irresponsável e inverídica a afirmação feita pelo Governo do Estado sobre a vacinação em Feira de Santana. O município continua fazendo diversos chamamentos para vacinação, através de notícias publicadas no site oficial da prefeitura, nas redes sociais oficiais, carro de som, em rádios, televisão e em sites de notícias. Informações irresponsáveis, desse tipo, desestimulam ainda mais os pais a levarem o filhos aos postos de vacinação”, afirma Colbert.
No ano passado Feira de Santana, aplicou mais 700 mil doses de diversas vacinas. O município desenvolveu várias campanhas de vacinação, em redes sociais, carro de som, televisão, sites e rádios. No caso da poliomielite, a vigilância epidemiológica realizou, inclusive, ações em parceria com a secretaria municipal de Educação e esteve nas escolas municipais vacinando as crianças. O município atingiu 61,13% da meta, vacinando 19.584 crianças, percentual acima da média registrada na maior parte do Brasil.
Dados do Ministério da Saúde mostram que a média de cobertura vacinal no Brasil caiu de 97%, em 2015, para 75% em 2020. No caso da COVID, Feira recebeu 1.678.294 e aplicou, até o dia 24 de janeiro desse ano, 1.584.186 doses. O município segue reforçando a divulgação e a importância da vacinação.
“Feira de Santana, inclusive, teve que suspender a aplicação da primeira dose contra Covid-19 para crianças de seis meses a 11 anos, devido a falta de abastecimento da vacina, por parte do Governo do Estado. As crianças de Feira continuam aguardando uma nova remessa de Coronavac e Pfizer baby, mas ainda não há previsão de chegada”, lembra Colbert.